História do Pilates

Conheça a história de Romana Kryzanowska, a sucessora de Joseph Pilates e também
de Inélia Garcia, a "professora dos professores".



---

Romana Kryzanowska, a sucessora de Joseph Pilates

Romana Kryzanowska nasceu em 30 de junho de 1923 em Detroit, estado do Michigan, Estados Unidos. Em 1941, então uma jovem bailarina da "School of American Ballet" foi apresentada a Joseph Pilates por George Ballanchine.

A adolescente tinha lesionado seriamente o tornozelo. Na época, a única opção de tratamento era a cirurgia ainda em estágio primitivo. Pilates sugeriu se método de tratamento: "bem mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar, continue. Se não, leve seu dinheiro de volta”.

Romana aceitou a sugestão, mas estranhou a sistemática de Pilates. "Na minha primeira sessão, pensei que aquele homem era louco. Ele me colocou fazendo exercícios que não eram específicos para meu tornozelo. Como isto poderia me ajudar?, pensou”

Após a terceira sessão, Romana notou que o inchaço do tornozelo e a dor haviam desaparecido. Então compreendeu o primeiro princípio deste trabalho: "Circulação é o que cura".

Retornou às aulas de balé e percebeu uma sensação agradável de equilíbrio e força e um controle corporal completo. A perna estava perfeita e o trabalho melhor do que antes. Assim Romana começou a trabalhar com Joseph Pilates. De aluna, passou a professora de bailarinos, em 1942, sempre sob a orientação do mestre. Dois anos depois, foi morar no Peru, mas nunca perdeu o contato com “Uncle Joe”.

Joseph Pilates a escolheu como sucessora por sua dedicação e responsabilidade, Ela herdou os direitos de uso da metodologia de Pilates, incluindo anotações, fotos e manuscritos.

Romana, por mais de 65 anos, mantém fielmente os ensinamentos do criador do método Pilates. Ela é "Master Teacher Trainer", ministra aulas especiais e seminários de Educação Profissional Continuada nos Estados Unidos, Austrália, França, Itália, Holanda e, desde 1999, em São Paulo.

Inélia Garcia, a "professora dos professores"

Inelia Garcia nasceu, em 1956, em San Bernardo, Santiago do Chile. Graduou-se como professora de Educação Física na Universidade do Chile, em 1978. Durante o curso superior, destacou-se no karatê, dança e montanhismo.

Muda-se, em 1980, para o Brasil. Faz três especializações: Ginástica Rítmica Desportiva, Dança-Educação Física e Ginástica de Manutenção. Cinco anos depois, funda a CORPUS ACADEMIA, na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Estudou os tipos de massagem, praticou as modalidades de ginástica, experimentou a R.P.G., o Rolfing, a Yoga, a Antiginástica, vivenciou a dança clássica, a moderna e o sapateado. Com a prática dessas atividades, reuniu os elementos técnicos e pedagógicos para sistematizar um método de desenvolvimento da flexibilidade que veio a ser conhecido e difundido com o nome de Alongamento Consciente. A qualidade do método foi reconhecido pela Fitness Brasil, em 1993, na Convenção Internacional de Santos. O sistema ganha projeção nacional e desperta o interesse em outros países. Inelia passa a ministrar cursos na Itália, Portugal, Espanha, França e Argentina.

Em função das viagens a trabalho, Inelia entra em contato, em 1994, em uma Convenção Internacional. em Nova Iorque, com o Método Pilates ou Contrologia. Ela fica impressionada com os fundamentos do Pilates e decide obter a certificação.

Romana Kryzanowska, “Master Teacher Trainer” do método, reconhece em Inelia, já uma profissional de renome, a grande capacidade de assimilação dos princípios da Contrologia e a fluência didático-pedagógica. Em função desses predicados, Romana propõe para Inélia a instalação, em São Paulo, de um Centro de Certificação, semelhante aos existentes nos Estados Unidos e Europa. Em 1999, é implantado o primeiro Centro da América Latina.

No ano seguinte, Inelia recebe, em Los Angeles, o prêmio de melhor divulgadora do Autêntico Método Pilates no Brasil. É nomeada “teacher of teacher (professora dos professores)”, em 2003, em nível mundial. Três anos depois, é autorizada por Romana a ministrar e avaliar todos os módulos da Certificação - uma referência internacional de excelência e qualidade.


Telefone: 41. 3317-6248
E-mail: atendimento@ciapilates.com
Facebook: facebook.com/cia.pilates
Parkshopping Bariguí - anexo a CIA Athlética
Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600
Ecoville - Curitiba - Paraná
Eureka Fábrica de Ideias - Agencia de publicidade e desenvolvimento de sites